quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

POP ART na decoração dos interiores: umas dicas para se divertir bem!

Desperte a criança que há em si, junte os materiais, as cores, os móveis e os quadros à vontade. Divertir-se bem é o mais importante na POP ART.
COMO SURGIU A POP ART?

O movimento POP ART desenvolveu-se nos anos 60 do século passado. Foi uma resposta ao elitismo da arte modernista e, por outro lado, ao consumismo como estilo da vida dominante. Arte Pop torna os objetos comuns e os produtos de massa em arte, gosta das coisas banais, aplica os "ready mades", os objetos de uso diário colocados no contexto de obra de arte.


Por outro lado a POP ART gosta de se referir às obras de arte clásica dos artistas conhecidos, como de Leonardo Da Vinci. Aplica a estética da publicidade e o kitsch, mostra a actitude surrealista na escolha dos conjuntos chocantes ou pelo menos sorpreendentes.

Andy Warhol, artista norte-americano tornou-se o inquestionável rei da POP ART, outros nomes importantes para a corrente foram: Roy Lichtenstein, Claes Oldenburg i Robert Rauschenberg.


POP ART NA DECORAÇÃO DE INTERIORES

POP ART aplicada na decoração de interiores continua a ser relacionada com a juventude e originalidade ainda que nasceu há mais que 50 anos! Propomos este estilo para as pessoas dinâmicas e com gosto aos experimentos.
Como é um interior POP ART?

BRINCAR COM PADRÕES: Junte os padrões abstractos e sobredimensionados do papel de parede, tecidos estampados de móveis e cortinas. O sofá em círulos grandes, acompanhado pelas cortinas com padrão às riscas e tapete às bolinhas ficam muito bem juntos.



cores fortes, brilhantes e apelativas
CORES: O estilo POP ART gosta das cores fortes e apelativas, permete juntar as cores das quais gostamos sem olhar muito ao que dizem as regras clássicas do "bom gosto". Colocar um jarro vermelho brilhante no fundo da parede azul-celeste? Sim, senhor! Ponha ao seu lado uma cadeira de plástico amarelo para ter um conjunto perfeito.
O kitsch é o nosso parceiro e o único crítério que nos guia na escolha dos elementos é o nosso gosto.

GADGETS: Os acessórios sorpreendentes e às vezes surrealistas são obrigatórios. Pode ser por exemplo uma moldura de borracha, flores de plástico numa jarra do tubo velho reciclado ou lembranças das viagens ao gosto kitsch.

MATERIAIS BARATOS! Os materiais usados na decoração POP ART são: o plástico, a borracha, elementos transparentes e brilhantes. Deixamos os materiais naturais e escolhemos os sintéticos, juntamos diferentes tecidos à vontade: na manta de veludo colocamos uma almofada com lantejoulas.



CONHECIDO SIGNIFICA BONITO: POP quer dizer popular porque o estilo é vinculado com o fenómeno da cultura de massas. Nesta estética é bonito tudo aquilo que é um produto de série, é conhecido da publicidade, popular e colorido. Na decoração pode-se usar os posters dos filmes de Hollywood, os poster com as estrelas de cinema e outras celebridades ou as embalagens dos produtos de consumo de massas (por exemplo as garrafas de Coca Cola ou poster de publicidade das marcas conhecidas).

A ARTE NA PAREDE: Se quiser criar um interior com ar artístico não existe solução mais barata que o POP ART, o estilo para todos. Quando um póster com a reprodução da obra de Renoir na parede é só uma lembrança da pintura original à óleo na qual se vê a textura das pinceladas, ao comprar uma reprodução das estampas com Marylin Monroe de Andy Warhol compramos o essencial da obra - a produção em série.

O que se pode colocar na parede do quarto em estilo POP ART?

  • Os quadros com objetos de uso diário tratados como obras de arte, como a famosa lata de sopa Campbell de Warhol. De acordo com esta lógica um bom tema de quadro pode ser um limão em várias versões colorísticas ou um retrato da... vaca. É só uma brincadeira.

  • Aquilo que é banal é feito arte e a arte "séria" torna-se banal. A Dama com Arminho, a Vênus de Milo ou os afrescos da capela Sistina são conhecidos em todo o mundo, então também pertencem à cultura pop, especialmente quando corrigidos ao gosto moderno ;)

  • No contexto POP ficam muito bem os retratos ao estilo de banda desenhada, desenhos simplificados
  • assim como os ícones da cultura pop: Marylin Monroe ou Elvis Presley imortais e Audrey Hepburn com charme atemporal


Todos os quadros inspirados pelo estilo POP ART apresentados no artigo encontrará na galeria bimago.pt.

POP ART: DIVERTIR-SE BEM!

O melhor no estilo POP ART é que não é preciso ser consequente, comprar um conjunto de móveis da mesma colecção, escolher as cores dos acessórios de acordo com as regras. Seja espontâneo! Junte elementos que pertenecem aos conjuntos diferentes, escolhe complementos sorpreendentes. A decoração da casa ao estilo POP ART pode ser uma solução barata, mas...
só para as pessoas atrevidas:)


Sem comentários:

Enviar um comentário