sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O charme irresistível dos mestres da pintura

Que é que faz com que as obras de Gustav Klimt, Leonardo Da Vinci, Amadeo Modigliani, Michelangelo são tão excepcionais, o que apreciamos neles? Os originais são vendidos pelos milhões de dólares, as reproduções enfeitam paredes de milhares das casas e os pintores continuam a ser inspiração dos artistas jovens.

Há pintores que mudaram a maneira de ver a realidade e cuja arte continua a influenciar os noss gostos artísticos.
Qual é o seu pintor preferido? Neste artigo apresentamos os pintores que nos inspiraram e os nossos quadros inspirados pela arte deles. Tentamos de juntar a fascinação pela grande arte e a arte decorativa, eis os resultado...


AMADEO MODIGLIANI

O estilo das pinturas dele oscilou entre o expressionismo ou fauvismo. Com o passo de tempo o artista criou o seu próprio estilo, original e misterióso. Os quadros dele caracterizam-se pela simplicidade, a forma despojada dos elementos fúteis e de decoração desnecessária. Todos os retratos parecem ser análise psicológica profunda expressada pelas manchas grandes de cores e a linha bem marcada do contorno. Os olhos das pessoas retradas muitas vezes são simplificadas em forma de amêndoa. As caras que parecem máscaras africanas, os nus parecem mostrar a alma despida, não se trata só do corpo.

Também nos deixamos fascinar pela arte do pintor italiano, apresentamos aqui alguns quadros inspirados pela arte de Modigliani.

 

  

  

  

  

 










PABLO PICASSO

O pintor espanhol tornou-se lenda quando ainda vivo. A sua obra anuncia o novo estilo de arte contemporânea, o cubismo. Abandonou o realismo: a perspectiva e a ilusão de profundidade deixou de ter importância, o corpo humano perdeu a sua forma natural. Picasso deformava os corpos, dividia as caras e silhuetas em figuras geométricas de contronos bem definidos, muitas vezes alcançava o nível tão elevado de abstracçã que é difícil perceber relação da composição com a realidade. A beleza natural das coisas foi substituída pela imaginação e criação do pintor.

Nós inspiramos pela criatividade de Picasso e alguns dos nossos quadros reflectem o nosso interesse pela arte do artista catalão.

 

  

  

 















GUSTAV KLIMT

Foi um dos pintores mais importantes do modernismo, o mais ilustre representante da Secessão de Viena. Os quadros de Klimt expressam erotismo e sensualidade que nos seus tempos provocaram escandalos. Nas telas do austríaco as silhuetas femininas voam no espaço ricamente ornamentado, os motivos geométricos repetidos aparecem tanto nu fundo como nos vestidos dos protagonistas dos quadros cujos corpos são envoltos em vestidos de tecidos estampados.

Quem não aprecia a arte de Klimt? Também nós nos inspirámos no ambiente de contos de fadas e sensualidade dos quadros dele.

 

  

  

 

Sem comentários:

Enviar um comentário