quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Como colocar o quadro na parede? Dicas prácticas.

Gostou de um quadro, comprou, agora convêm encontrar um lugar certo para que enfeite o nosso espaço da melhor maneira. Como e onde o colocar? Damos algumas dicas.

Qual a melhor altura para colocar o quadro?

A primeira regra é esta: os quadros não devem ficar demasiado alto. Apresentam-se da melhor maneira quando colocados à altura do olhar, quer dizer mais ou menos a 140 cm acima do chão.


Não leve esta regra demasiado à sério! Se expor o quadro no interior espaçoso, do pé-direito alto, especialmente se normalmente ficamos lá de pé (por exemplo no hall ou vestíbulo grande), o quadro apresenta-se perfeitamente também quando colocado mais alto.

Nos espaços onde frequentamente ficamos sentados no sofá ou na cadeira, o nosso olhar mantem-se à altura mais baixa, vale a pena colocar o quadro directamente acima do sofá, secretária ou mesa.

Não é preciso furar paredes para colocar o quadro! A pintura pode apresentar-se bem na prateleira ou na cómoda:



Como lhe parece colocar o quadro no tecto? Há quadros disenhados especialmente para ser fixados no tecto e vistos desde baixo. A decoração do tecto pode-se aplicar por exemplo acima do sofá ou cama para poder ver o quadro quando descansar. É uma solução interessante para o quarto das crianças!


Como distribuir os quadros na parede?


É importante lembrar que um quadro grande apresenta-se melhor na parede grande e nos interiores espaçosos porque para o ver bem é preciso vê-lo á alguma distancia Por outro lado o quadro pequeno colocado na parede grande e vazia pode parecer um pouco fora do contexto. Vale a pena colocar as imagens pequenas em conjuntos.

Se quiser juntar uns quadros numa parede, deve escolher um grupo de quadros que tenham alguma coisa em comum. Pode ser um tema em comum, as cores, ou um motivo (p.ex. Flores, elementos arquitectónicos, fotografias de Paris), é indicado que sejam na mesma técnica (p.ex. Os quadros impressos acompanhados pelos quadros originais, pintados à mão não ficam bem).



Os quadro colocados numa linha , de maneira simétrica e ordenada, produzem no quarto a sensação da ordem e harmonia.

Se os quadros são de tamanhos diferentes o melhor é colocá-los na mesma linha.


Ao colocar os quadros acima das escadas, deve lembrar que a linha que formam os pontos centrais dos quadros deve ser paralela à linha das escadas.


O conjunto dos quadros pode ser tratado como um quadro grande, fazendo uma composição em forma do rectângulo. Antes de pregar o primeiro prego, experimente várias combinações dos quadros juntando-os no chão.


Ao colocar os quadros lembre que, tanto a luz do sol como o foco forte da luza artificial ou a radiação do calor do aquecedor, tem influência negativa na durabilidade das cores do quadro. O quadro colocado perto da janela pode perder a cor. Para neutralizar a influência negativa da luz vale a pena proteger o quadro com o verniz.

Tudo depende das suas ideias de arranjo do interior e da disposição dos móveis, do tamanho da divisão e da iluminação. Lembre que o quadro sempre mantem relação com os demais elementos de decoração!

3 comentários:

  1. muito boas dicas.

    recebi agora o 1º quadro da bimargo, e vou seguir as dicas deste post!

    ResponderEliminar
  2. Recebi recentemente um quadro da bimago para o espaço da parede da sala de jantar e fiquei satisfeita por saber que as instruções estavam de acordo com aquilo que queria para a colocação do quadro naquela parede!
    11/08/2010 Belita Machado

    ResponderEliminar